terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DIFERENÇA ENTRE MDF E MDP

OI QUERIDAS

hoje post para tentar ajudar a querida GLEICY, que ontem postou sobre sua dúvida entre esses dois materiais, muito usado em confecção de móveis....

MDF ou MDP - Diferenças

O MDF é uma sigla em inglês que significa "Medium Density Fiberboard" que, ou "chapa de fibra de madeira de média densidade",  é produzido a partir da transformação das toras de madeira em fibras que, misturadas a resinas e prensadas em prensa contínua, se transformam em chapas que podem ou não saír revestidas da linha de produção. Seu uso é mais recomendado para trabalhos em baixo relevo em portas, por exemplo.

o MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. É produzido a partir da transformação de toras de madeira em partículas, que são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais de última geração, que garantem maior estabilidade dimensional do painel e grande resistência à flexão, com a vantagem de ter um aproveitamento maior da matéria-prima do que o MDF, o que permite uma redução no seu custo. É especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, com formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, base superior e inferior, além de frentes e laterais de gaveta.

A principal diferença entre os dois produtos é que no MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais grossas no miolo. Já no MDF, aglutinam-se fibras de madeira. No entanto, os dois são classificados como painéis de madeira de média densidade.

Vantagens

O MDP é o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral. Sozinho ou junto de outros tipos de painéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-primas similares como o MDF, e ainda oferecerá melhor garantia e qualidade.

Comparado ao MDF, é mais leve e fácil de manusear; tem propriedades mecânicas superiores, como melhor resistência ao arrancamento de parafusos, ao empenamento e menor absorção de umidade; alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.

Tanto o MDF quanto o MDP são produtos ecologicamente corretos que não utilizma madeiras da Amazônia ou da Mata Atlântica em sua fabricação, mas sim, madeiras provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.

No Brasil, as espécies mais comuns utilizadas para produção do MDF e MDP são o pínus e o eucalipto.

A utilização de madeira oriunda de áreas de reflorestamentos manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável é reconhecida por Selos Verdes outorgados por certificados internacionais.

Desvantagens

A aparência do MDP, que lembra o antigo aglomerado – mesmo sendo infinitamente superior em qualidade e durabilidade – chega a ser uma desvantagem para quem não pesquisa.

Outro ponto, assim como a própria madeira, tanto o MDF como o MDP são vulneráveis a ambientes úmidos.

ESPERO TER AJUDADO...
 
BJS

6 comentários:

Thais disse...

Drika,
muito esclarecedor, nao conhecia o MDP mesmo!!! Pelo que entendi se tiver a opcao dos 2, eh melhor ficar com MDP neh...
bjos,
Thais

Gleicy disse...

Oi Dri!!!

Brigadão pelo post, você ajudou muito!!!
Agora é decidir o que fazer neh?

Brigada linda! Beijos!

Thais disse...

Drika, vc faz projetos particulares, tenho uma amiga precisando!!
bjin
Thais

Ju disse...

Drika, vc como sempre fazendo posts maravilhosos!!! Vivendo e aprendendo!! Para mim só existia MDF!! Agora já sei da existência dos dois, e ainda sei que MDP é de melhor qualidade =)))

Saudades suas!!

bjos

Drika disse...

Thais

claro que faço projetos particulares, seja de casa, loja, consultório..etc.. é só passar meu email a ela e conversamos: adridurante@hotmail.com

Meninas não se empolguem muito o MDP por enquanto ta saindo bem mais carinho que o MDF...rs, mas quem pode pagar a diferença vale a pena... bjs

Thais disse...

Valeu Drika, jah passei o contato pra minha amiga, ela deve entrar em contato com vc.
bjin,
Thais