terça-feira, 30 de novembro de 2010

FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DAS COZINHAS

PARTE FINAL.... PROMETO...

Como eu falei aqui, para o bom funcionamento de uma cozinha deve-se distribuir os seus elementos formando o que se chama Triângulo de trabalho, cujos 3 vértices são a pia, a geladeira e o fogão, como visto no desenho abaixo, de preferência. Esta é a forma que permite que pessoa trabalhe com o menor número de movimentos de um ponto à outro quando está preparando as refeições.


Na vida real nem sempre o ambiente permite esta distribuição. Por isso, consideramos a forma do ambiente e  distribuímos, tentando preservar esta idéia, da melhor maneira possível. Abaixo alguns exemplos de formatos de cozinha:

Cozinha com península,  Cozinha com Ilha Central - Para ambientes grandes, quadrados ou retangulares. É uma ótima solução, mas na maioria das vezes inviáveis devido ao tamanho cada vez menor das cozinhas atuais.
As cozinhas quadradas permitem aproveitar as paredes que não têm portas nem janelas e, ao mesmo tempo, criar um módulo central que servirá de mesa de refeições, cooktops ou lava-louças. Para não ter dificuldade na circulação, recomenda-se o uso de 90cm em volta da bancada.

Cozinha em U  e Cozinha Paralela – São Ideais para ambientes pequenos. A paralela é perfeita para cozinhas compridas com portas nos 2 lados menores (o corredor livre deve ter 1,20m no mínimo). Esta é a melhor solução para rentabilizar a área disponível, principalmente em cozinhas pequenas, pois pode sempre aplicar bancadas nas duas paredes, e numa delas pode optar por armários altos.

Cozinha em L  – Ideal para ambientes abertos para a sala por exemplo. Pode ser utilizada tanto em cozinhas retangulares ou quadrado, muito bom para distribuir os armários por duas paredes. A zona de confecção dos alimentos é muito espaçosa e confortável, e também deixa em aberto, uma parede onde é possível colocar uma mesa para refeições.


Cozinha em Linha  -  é o modelo mais usual em apartamentos atualmente, onde fogão, pia e geladeira ficam alinhados na mesma parede. Usada geralmente em cozinhas longas, mas estreitas. É necessário no mínimo, 330 cm de comprimento. E em alguns casos, não é possível criar zonas de refeição na bancada, precisando ser criada uma abertura para  a sala, tornando-a tipo americana, como no esquema abaixo. 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: A pia e o fogão, não devem ser aproveitados como peças de apoio, mas sim serem utilizados para cumprir suas funções originais. Outra prioridade e tendência é o uso de gavetões, que fazem parte da evolução da cozinha moderna.
Em projetos antigos, as pessoas tinham de se agachar ou se esforçar para pegar um alimento ou equipamento no fundo da prateleira. Os gavetões vieram para resolver este problema, já que são prateleiras deslizantes que trazem conforto e praticidade para quem os usa.
bjs ............

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TRAJE DO NOIVO

MAIS IDÉIAS PARA OS NOIVOS FICAREM GLAMUROSOS...

BJS

domingo, 28 de novembro de 2010

VESTIDOS PARA MÃES E MADRINHAS

Olá queridas...mais opções para se inspirarem...


bjks

sábado, 27 de novembro de 2010

PAZ NO RIO !!!!!!!!!!!!!!!


 E NÃO VOU DESISTIR DE VC !!!!!!!!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

E AS NOIVAS DO FINAL DE SEMANA???

MENINAS...

Óbvil, que passei o dia vendo cenas que confesso pareciam TROPA DE ELITE 3.. A SAGA CONTINUA!!!!, mas faltou o final feliz por enquanto.. ou o sacode que ainda não houve... vamos combinar que naquela cena de bandido em bando fugindo pelo morro, faltou um helicóptero metralhando todo mundo...ou uma equipe do Capitão Nascimento lá em cima bem posicionada só esperando malandro chegar para resolver....kkkk (mas enfim...deixa quieto, acho que to vendo filme policial demais...).

Mas, mesmo sem o sacode... PARABÉNS AO ESTADO E A SUA REAÇÃO A ALTURA!!!!!!!!!!!

Mas o assunto que me trouxe aqui hoje foi... tenho um casamento sábado... e em um local que para chegar vou passar por várias faixas de gaza.... e claro EU VOU!!!!!!, eu iria de qualquer jeito, porque não é meia dúzia de vagabundo que vai me fazer parar a vida.... pois é isso que eles querem...

É evidente que recomendo cautela, que só recomendo que se saia de casa quando necessário, que não estamos em dias de ficar de bobeira na rua, dando sopa para o azar... mas daí e não fazer nada, não sair de casa por nada, vai uma distância... então please, não vamos destruir os sonhos de tantas noivinhas que casam nesses dias de guerra no Rio, elas merecem ter ser Big Day calmas e certas que sua festa será um sucesso!!!!

Portanto proponho uma corrente de NOIVAS DO BEM, orando pelo Rio, para que Deus (ou seja lá o nome que você dê as forças superiores lá de cima) ilumine os caminhos dos homens e mulheres que estão articulando e defendendo o nosso estado de forma firme e corajosa; para que eles obtenham ainda mais vitórias e nos livrem pelo menos em parte (porque acabar sabemos que é utopia) desses traficantes que estão aterrorizando a cidade....

E noivas do final de semana, calma!!!! pensamento positivo e vida normal... curtam seus momentos que nós convidados faremos nossa parte para abrilhantar ainda mais seu BIG DAY...

FORÇA, PENSAMENTO POSITIVO E SÓ BOAS VIBRAÇÕES PARA O RIO DE JANEIRO!!!!!!!!

BJS

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TRANSFERE PARA O INFERNO !!!!!!!!!!!!

OI MENINAS...

Peço licença para falar de algo podre e bizarro num blog de amor.... mas fazer o que??

Hoje passei o horário do almoço vendo uns programas violentos para saber onde poderia ir na cidade sitiada....passei umas horinhas vendo a meleca que está acontecendo e depois de horas de horror explícito em pleno horário do almoço ouço a solução encontrada!!!!!!!

"VAMOS TRANSFERIR OS CABEÇAS PARA UM PRESÍDIO EM PORTO VELHO, RONDÔNIA" ???? detalhe, eles já estão em presídios de segurança máxima??? HEM??? é isso que to ouvindo??? aí fico pensando porque não trasnferem PARA O INFERNO?????

Isso mesmo, ficam gastando os tubos com presídio de alta segurança, transferência, avião, etc.. e os filhas das putas dormindo, comendo e com segurança particular paga por nós??? fala sério??? a polícia lá garantindo a segurança de vagabundo e eu aqui vendo se posso sair e para onde ir???

Eles podem tacar fogo em carro, dar tiros a esmo, parar trem, ônibus e fuder a vida do carioca e nós temos que cuidar deles??? afinal quem manda nessa cidade???
Eu respondo NÓS MANDAMOS COMO CIDADÃOS...
TA NA HORA DA POPULAÇÃO SE UNIR E DIZER BASTA!!!!!!

E QUER SABER.... eu resolvia rápido TRANSFERE PARA O INFERNO.... e manda junto os filhas das putas dos direitos humanos que aparecem nesse hora para defender bandido...

como já dizia o Capitão Nascimento (sou fã desse cara, mesmo que seja um personagem...)
BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO!!!!
PRONTO FALEI!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Qualquer semelhança é mera coicidência ???

Oi fofoletes...

Tava aqui tentando me animar (e nada como sonhar com o vestido dos sonhos para isso..) e me deparo com essa belezura aí de baixo... é o ARPA da coleção 2011 da Pronoivas...
Mas aí me lembrei que já usei uma versão bem semelhante no noivado...

então mesmo tendo amado o modelo, acho que 01 ombro só com babados não rola né????
mas fica a dica para outras noivas...
bjs

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TRAJE DO NOIVO

OI MENINAS...

Um dos posts mais lidos aqui é sóbre idéias para vestimenta do noivo... então se as leitoras gostam lá vem mais...

qualquer hora tem mais....

bjs


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O QUE VESTIR NO CARTÓRIO???

OI MENINAS...

Mais oções para noivas que se casam só no cartório... e querem algo em tons pastéis e/ou o clássico branco

Acho que eu trocaria a faixa e o sapato preto por outra cor...
bjs

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOIVA TIPO CAPA DE REVISTA

OI MENINAS.....

MAIS UMA NOIVA DESLUMBRANTE..... EU VI NA CASAR E ACHEI ESSAS FOTOS NO SITE DA ANDREA PAES , SE QUISER VER MAIS CLICA AQUI

Ela se chama Roberta....
Amo o efeito do véu nas fotos...
  Amei a cor do carro na foto...
Roberta arrasou de noiva..parabéns!!!!
bjs

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENCONTRO NOIVAS 2011

OI MENINAS...

Em 2008 (isso mesmo..kkkk) eu criei um tópico lá na casar para as noivas de 2011 (então me sinto meio responsável por ele... e estou sempre por lá..). Aí resolvemos marcar um encontro domingo passado no Nova América para fofocar em paz....

Adorei passar alguma horas conhecendo melhor algumas das meninas... e só noivas para entender o que noivas tem tanto para conversar...

Da esquerda para direita: Rafaela, Patrícia, Vívian e  Rafaele.
No alto, Eu, Mychelle (minha companheira de data) e Renata 

Foi super proveitoso e divertido.. adoraria repetir....
bjs

SÉRIE SORRISOS

OLHA A MINHA SÉRIE FAVORITA AQUI DE VOLTA....

BJS

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TAGS

OI....
ESSAS NOIVAS CADA VEZ MAIS CRIATIVAS...
GOSTEI DA IDÉIA....

BJS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SAPATO ROXO

OI.... bem acho que os posts informativos não fizeram sucesso... então voltemos ao mundo casamenteiro...
MENINAS EU GAMEI E SUPER USARIA NO MEU DIA...

LINDO DEMAIS NÉ???

FOTO DA MINHA QUERIDA Andrea Paccini - Photography   

bjs

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

STREET WEDDING

OI MENINAS...

Hoje tava vendo Tv a Tarde (já sei essas coisas que acontecem agora que meu super GPS é tb TV..kk) e me deparei zapeando pelos canais com o Programa da Márcia (isso mesmo, sei lá qual é o nome...kkkk) falando sobre STREET WEDDING... então fui conferir porque como peguei no final não entendi direito..

Pelo que apurei na internet, a idéia é assim, casais que já casaram voltam a um local que tem a ver com sua história e fazem uma sessão de fotos e vídeo (vestidos de noivos) retratando esse local especial. (resumindo um ensaio fotográfio pós casório, só que vestidos a caráter..).

Ah... mas se usa outro vestido, outro cabelo, etc. (não é para refazer o modelito do casamento, é para reviver de outra maneira....pelo que vi não se destrói o modelito como no Trash the dress.... se faz um álbum e vídeo retardando a história do casal em um local que signifque algo para eles....

Vou colocar um vídeo ilustrativo e mas quem quiser ver mais tem aqui !!!


Street Wedding Veleiros do Sul from Everton Rosa on Vimeo.

bjs

terça-feira, 9 de novembro de 2010

MEDIDAS E DETALHES IMPORTANTES DA COZINHA

MENINAS.. continuando..

Segurança: A cozinha deve ter o mínimo de ventilação permanente, que não possa ser fechada; Evite degraus entre a cozinha e a sala;  Ela deve se posicionar de forma que não seja um ambiente de passagem para outros muito usados;  Pense no uso quando estipular para que lado as portas e janelas devem abrir;
Atualmente há infinitos números de revestimentos para o piso, tampo, pia e paredes mas deve-se levar em conta a segurança (pisos devem ser antiderrapantes), a facilidade de limpeza, o coeficiente de atrito (o quanto o revestimento “aguenta” de atrito sem riscar), a porosidade (que deve ser baixa, para evitar “entranhar” sujeira. Quanto mais liso, mais fácil de manter), a resistência e os cuidados de manutenção.  Pense que pisos e rejuntes brancos exigem maior frequência de limpeza.

Os revestimentos de armários devem também ser escolhidos observando a facilidade de limpeza, cuidados de manutenção e resistência. O ideal é que sejam elevados do chão, para facilitar a limpeza e manutenção.

A iluminação é outro ponto importante: As bancadas e fogão devem ser bem iluminados. Luz incandescente não altera a cor dos alimentos, o que não ocorre com as fluorescentes comuns.  Atualmente já há fluorescentes com luz amarela que imitam o efeito das incandescentes, mas são mais caras.  Em contrapartida, lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente, logo, tudo deve  ser bem dosado. Busque  ter o máximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo. As luminárias centralizadas no teto fazem sombra e por isso o ideal é usar iluminação sobre as bancadas, iluminação difusa no teto (tipo rasgos no forro com acrílico leitoso ou vidro fosco tampando). Pode ser usado também trilho de iluminação, caso não seja possível colocar forro. Spots nos armários altos são uma boa opção.

Elétrica: Coloque um bom número de  tomadas nas áreas de trabalho, pensando nos eletrodomésticos que serão usados e tenha interruptores na entrada da cozinha e nos pontos de trabalho. Não esqueça das tomadas específicas de alguns eletrodomésticos. Alguns equipamentos exigem circuitos separados. Em geral, umas 4 tomadas sobre a bancada (10 cm do tampo) são o bastante.

Hidráulica: Ao menos um ralo é essencial na cozinha. Máquinas de lavar pratos tem que ter pontos de água e esgoto. Algumas geladeiras hoje precisam de pontos de água. Os registros devem ser posicionados em locais de fácil acesso.  A melhor posição para a máquina de lavar louças é embaixo da bancada, usando o encanamento da pia. Um item de grande importância na cozinha é a impermeabilização. E uma boa dica é: Ao reformar, na fase antes da colocação dos revestimentos, fotografe e meça as distâncias da instalação hidráulica. Assim, no futuro, quando quiser colocar um quadro, por exemplo, não terá a surpresa de romper uma tubulação.
Separe  a cozinha da área de serviço com uma porta de correr ou uma meia parede com vidro opaco. Não use lixeiras na pia. Lixeiras devem permitir abrir e fechar sem o uso das mãos.

Materiais: Piso e paredes: Cerâmicas são ótimas para a limpeza. Mas atualmente muitos outros materiais são usados (madeira, tinta, cimento, etc) ; Bancadas: Granito é melhor que mármore, muito porosa; Madeira só bem impermeabilizada, laminados atuais competem com as cerâmicas. Pastilhas cansam se usadas em todo o ambiente. Tampos e Pias: Corian (limpeza somente com água e detergente), Aço inox (higiênico); Granito (os mais claros demoram mais a perder o brilho e resistem melhor às manchas. O inconveniente é que a cuba é embutida no tampo, criando áreas em que a sujeira pode se acumular) ; Madeira (mais sensível à água, tem que ser impermeabilizada de tempos em tempos, acumula sujeira difícil de ser retirada), etc.

Medidas:
Veja as medidas abaixo (do site fazfacil) sobre as alturas na cozinha:


Armários Baixos: 60cm de profundidade (com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 15 /20 cm do piso).

Armários Altos: de 50 a 60cm da bancada, profundidade de 30 a 40 cm. Altura máxima: 1,80m.

Nichos de 35 cm de altura x 8 de largura servem para pratos rasos. Para os fundos, 20 cm de altura.

Prateleiras para copos e xícaras : 20 a 25 cm de altura. Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 a 30 de altura são o bastante  para panos de prato e toalhas e para os talheres, 15cm.

Fogão: Em geral 80 cm altura

pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 (depende de quem vai usá-la); Profundidade mínima: 60 cm

Frontão (revestimento do tampo- ou outro- que se prolonga na parede á frente da pia,  para proteger a parede da umidade) : 10 cm ou mais

BJS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DICAS PARA UMA COZINHA FUNCIONAL

OI MENINAS... DANDO SEQUÊNCIA AOS POSTS ÚTEIS...

Na cozinha, por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação,  funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha  e iluminação tem que ser muito maior.

Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos)  sem passar pela área social (em apartamento isso é quase impossível).

Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;

Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas – prefira as que possuam algumas venezianas fixas na parte superior e nas portas (que permite ventilação permenente e previne problemas de escapamento de gás). E, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, pense em uma ótima  exaustão.  O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar (que apagam o fogo).

Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta,  para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor.  Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principamente em casas com crianças.  Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.


O fogão deve ter o exaustor acima e se possível, bancadas laterais com 30 cm (mínimo) de cada lado. Perto dele devem ficar  recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão e também o forno de microondas. Uma bancada pequena próxima (resistente ao calor) é importante para apoiar os alimentos que saem do forno.

Entre o fogão e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes serviços, como açucar, farinha, etc.

É ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas áreas de serviço (bancadas), 60 cm de cada lado (se possível). Perto da pia deve haver lugar para escorrer louça, máquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira.

Perto da geladeira devem ficar a dispensa,  o freezer, enfim  as áreas de armazenamento.  Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras. CONTINUA AMANHÃ....

bjs e amanhã tem mais

ORAÇÃO DA SERENIDADE

OI MENINAS... TO AUSENTE EU SEI.. MAS TA COMPLICADO...

Confesso que queria fazer um post estilo Gelli (adoro a coragem dela de escrever na lata..), mas como ia ter palavrão demais... resolvi colocar essa oração aí de baixo para ver se Deus me ilumina...
Deus
Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,
coragem para mudar as coisas que eu possa,
e SABEDORIA para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez,
aproveitando um momento de cada vez;
aceitando as dificuldades como um caminho para a paz.


enfim... ótima semana!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ONDE ESTÃO AS TOMADAS???

OI....

Em geral ninguém repara nisso quando vai fazer um projeto, simplesmente medem o cômodo e pronto... mas se a sua intenção não é fazer obra, incluindo não ter que quebrar parede para mudar as tomadas, ponto de antena, etc. de lugar tem que verificar exatamente onde eles estão e informar isso ao projetista.

Eu falo em projetista, porque arquitetos vão verificar esses itens e te informar caso a mudança de lugar deles propicie um layout muito melhor para seu projeto e você analisará o custo benefício dessas mudanças e as fará ou não. Mas os projetistas de lojas em geral não avisam isso, eles colocam o módulo no local que os convém e depois te passa uma planta de pontos. De posse dessa planta de pontos só te resta colocá-los no lugar correto ou ficar sem ter como os aparelhos funcionarem....

Eu não sei porque, mas em geral, apartamentos e casas feitos por construtores sempre estão com as tomadas, antenas, posição do filtro, etc. em local que não nos atende, deve ser uma lei de Murph, tipo onde vamos sacanear mais o comprador e alí colocam os pontos, porque colocar no local correto não ia ter graça né???

Então atenção a esse item antes de decidir a posição dos móveis, pois essas modificações bobas tem um custo... e podem custar carinho!!!!

pontos que devemos ter atenção:

1 - tomadas
2 - antena de TV
3 - ponto de telefone
4 - ponto de gás
5 - ponto de água para filtro
6 - pontos de luz (para instalação de lâmpadas e luminárias)
7 - local do aquecedor

bjs

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUAIS SERÃO OS ELETRODOMÉSTICOS DA COZINHA

Meninas.. resolvi fazer um post para ajudar a fazer um  projeto adequado as suas reais necessidades.


Para isso, não basta ir a uma loja e pedir um projeto de cozinha, ou quarto, sem saber o que responder quando questionado pelo projetista. No caso de cozinhas as perguntas que devemos saber para ter um projeto adequado são:

1 - qual tipo de geladeira usaremos??, pode parecer ridículo, mas uma geladeira simples, é diferente de uma duplex e de uma side by side (as medidas são diversas, e isso altera o projeto);
2 - fogão de pé ou de embutir??? o de pé é o comum e o de embutir tem que fazer um módulo para ser encaixado;
3 - fogão de 4 ou 6 bocas???
4 - microondas pequeno, médio ou grande??? (de novo as medidas variam e alteram o projeto);
5 - vão usar lava louça??? (se forem esse item que te estar no projeto, depois para colocar complica);
6 - coifa ou exaustor??? a coifa não permite nenhum armário sobre o fogão, já o exaustor permite;
7 - cuba de cozinha simples ou dupla???
8 - cooktop e forno de embutir??? (hoje muitas pessoas ao invés te ter um fogão convencional usam cooktop e forno de embutir que pode ser elétrico ou a gás), esses são mais caros em relação ao fogão convencional, mas são bem elegantes e modernos...
9 - filtro de água, purificador de água, acoplado a torneira ou prezo na parede???
10 - triturador de alimentos sob a pia???
12 - armário sobre a pia com ou sem módulo de escorredor de pratos??
13 - precisa de módulo para pano de prato?? (nesse item módulos há uma variedade enorme no mercado, então sugiro perguntar na loja o que eles tem a oferecer e verificar quais desses módulos são realmente importantes para você, porque em geral isso encarece o projeto..)

Enfim, acho que listei os principais itens e aconselho a terem pesquisado antes os eletrodosmésticos para depois fazer o projeto adequado a eles.  Claro que depois do projeto pronto podemos escolher os eletrodomésticos, mas se tivermos apenas um vão que caiba uma geladeira simples, não será possível compar uma side by side, pois não vai caber...

As correções posteriores para adequar os armários aos eletrodomésticos custam caro e dão uma dor de cabeça danada, então é  melhor não correr o risco... (em geral em boas lojas, os projetistas perguntam item a item.. , mas já vi algumas não falarem nada, se você não avisa, o projetista usa o que ele quer, e não necessariamente isso vai te atender, então cuidado com as lojas que não fazem perguntas!!!)

bjs

FASE DE ORÇAMENTO

OI MENINAS...

Desculpe o sumisso mas para variar ando sem tempo... confesso que o tema casamento em si ta meio parado... estamos na fase de orçar os nossos sonhos mirabolantes para montar o lar doce lar....

Então pegamos nosso super projeto (pronto a um tempão...kkk) e partimos para as lojas de móveis para orçar. Isso mesmo, é claro que como arquiteta eu sei quais as lojas mais caras e baratas, e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas, mas confesso que mesmo assim resolvi orçar em todas as que eu gosto do serviço, independente da fama de careira ou não que tenham... aí resolvi orçar nas que sei que o material não é o de primeira, mas que tem um material de segunda razoável...(pobre é fogo, afinal os móveis estão carérrimos e vamos ter que ser criativos..)

A minha idéia é a seguinte:

1- prefiro fazer um cômodo por vez, bem feito, do que fazer um provisório que se tornará definitivo...
2 - faremos pela ordem de prioridade que eu acho ser a correta: 1 - cozinha, 2 - quarto, 3 - sala, 4 - banheiros, 5 - varanda
3 - móveis tem que ter qualidade, mas não precisam durar a vida toda, então porque pagar muito mais caro por um móvel eterno????, ainda mais em início de vida...

Mas essa coisa de entrar em 10 lojas e repetir tudo que quero cansa.....(isso mesmo, tenho que ir, repetir tudo que quero e aguardar em média 15 dias para eles marcarem para ver o projeto e dar orçamento), só que é um mal necessário, porque cada loja tem uma opção diferente de modulado que fica melhor ou não no meu caso, e esses modulados alteram e muito o preço final... então ficamos brincando de ver o que a loja consegue fazer dentro do que queremos e quanto isso custará.... Para nossa surpresa, as vezes a loja dita "mais cara" não é mais cara no nosso caso... e as conhecidas "barateiras", quando comparamos o orçamento saem mais caras...kkkk

Ainda não finalizamos o recebimento de todos os orçamentos, mas meu conselho, orçar não arranca pedaço, então entre em todas as lojas e orce... podem ter uma surpresa agradável no final... (mesmo que a cara lhe pareça de cara, não se intimide, essas lojas tem promoções e pode ser que no seu caso ela saia mais barata que muita loja popular...)

Meu conselho 2 - vc é que sabe o que quer, então claro escute a opinião do vendedor, mas lembre-se ele é vendedor, quer vender, se lhe oferecer algo que não quer seja firme...afinal é vc quem vai viver no seu lar e olhar todo dia para algo que não queria é horrível...

Bjs e ótima semana