segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Decorador de Eventos

Oi minhas lindas....

Essa eu não podia deixar de contar... claro vou contar o milagre mas nunca o nome do santo, já vi tanta gente reclamando de processo, então, melhor deixar os nomes de fora...

Eu e minhas buscas casamenteiras, claro tem um item fundamental, qual será?? quem dá um palpite?? dole uma, dole duas, dole três.......rs lá vai, claro a DECORAÇÃO!!!!, esse é o item... pois bem, claro que tenho visto várias decoradoras, ou melhor várias pessoas (e dentre elas umas que se dizem decoradoras de eventos), tudo bem que já odeio decorador, porque fiz 5 anos de faculdade e essas pessoas fazem um cursinho ou nem isso e querem disputar clientes, mas tudo bem, deixando essa parte de lado, porque levaria horas explicando a diferença entre Decorador e Arquiteto e esse não é o caso aqui...

Bem, aí marco com uma dessas pessoas cheias de marra, que diz ser uma expert no assunto, faço uma primeira reunião, passo a ela tudo que quero, meu gosto, estilo, número de convidados, etc..etc... e ficamos de voltar a nos falar assim que ela tiver o projeto e o orçamento...

Semanas para conseguir que ela faça essa reunião, aí depois de dois cancelamentos anteriores finalmente liga e marca, eu me viro do avesso para conseguir conciliar minha agenda e comparecer a reunião, e... advinhem??? caraca a doida me vem com um pedaço de papel, rabiscado a lápis, sem escala, sem posicionamento definido, sem foto, sem porra nenhuma (desculpe o palavrão) e começa a falar feito doida, achando que sou otária e que vai me enrolar.... (é claro que ela rabiscou aquilo 5 minutos antes da reunião só para dizer que tinha algo)

Po meninas, como assim??? como alguém que esta vendendo um projeto de decoração não faz o PROJETO?????, que ela não deve saber desenhar a mão livre ficou evidente, porque até quem está no primeiro período da faculdade sabe as nomenclaturas de desenho e ela claro não sabe... aí tem a brilhante idéia de trazer uma escala para a reunião e eu vou medir e advinhem??? a mesa para 10 lugares tem só 1.20 de diâmetro desenhado, de novo putz, no mínimo deveria ter 1.45, para caber todas essas pessoas, qualquer beócio decorador deveria saber disso.....

Começo a rir e fazer perguntas básicas, tipo ok... que tipo de mesa vc orçou??? brancas, madeira, ferro, rústica, e a resposta??? ahhh não sei ainda, isso vemos depois??? putz, putz, putz??? caraca cada uma é um preço o aluguel, como se faz um orçamento sem saber qual tipo???

Devia parar por aí, mas continuo, está pensando em arranjo alto ou baixo??? não sei pode ficar a seu critério??? gente se vai ficar a a meu critério sem ela ao menos me dizer o que acha para que preciso dela??? para pagar, só para isso???

Enfim, caraca mil vezes, eu vou mudar de ramo, essa não é a primeira que diz que faz o projeto de decoração, mas projeto que é bom nem sabe o que é....vai na hora arrastando para lá e para cá e vendo no que dá, e diz que é criatividade da hora, ahhh vai se catar, é sim falta de capacidade profissional de definição de projeto....

Meninas cuidado, se querem contratar um decorador vejam bem antes se realmente são capazes de fazer o que se propõem.... não to generalizando é claro, deve ter algum que se salve nesse meio, sem ser o olho da cara....porque os bons mesmo, nem sempre são acessíveis, lamentavelmente, mas não é porque cobra algo mais justo que vai sacanear a noiva né???

Se não sabe fazer projeto, ir ao local, tirar medida, colocar isso no papel, posicionar corretamente tudo que a noiva quer, etc..etc.. não diz que faz projeto, diz que tem uma equipe que vai lá na hora e vai montando, mas não se proponha a ser a responsável pelo PROJETO DE DECORAÇÃO do casamento, cobre então pela decoração, não por um projeto de decoração.....

Gente, projeto de decoração é tudo, é definir o tipo de mobiliário, sua posição, o tipo de arranjo, a iluminação, o tapete, onde fica o bolo e porque?? onde colocar o lounge, que tipo de móveis são adequados para cada festa, onde a pista dança ficará melhor, se usa telão ou TV de plasma, enfim é definir o estilo da festa, de acordo com o estilo da noiva e do salão, porque cada salão, com suas características individuais, pede uma coisa.....

Ahhh só para constar, eu avisei a ela que sou arquiteta, sempre falo, porque tem decorador que não quer fazer quando sabe, deve se sentir ameassado sei lá.... então nem a desculpa de que não sabia que eu entendia ela tem... e de mais a mais, se não fosse não seria desculpa para tentar ne enrolar né???

As que estão se perguntando porque eu mesma não faço o projeto a resposta é simples, já pensei nisso, mas preciso de alguém para executar, não adianta projetar e não estar lá no dia para supervisionar, e em geral quem aceita só executar é florista, e decoração não é só isso, tem a parte de iluminação de posicionamento, enfim é bem mais complexo, e ou caso ou supervisiono...

Bem chega de falar de quem não merece, mas precisava desabafar...

Prometo um post mais divertido a seguir.... bjs

Só para animar o post, uma decoração que achei bárbara....pensada nos mínimos detalhes..


7 comentários:

Tatá Borges disse...

tenho selinho e desafio p vc.. pega lá no blog bj

Danielle disse...

Oi,Drica! Tudo bem?
Tenho lido os textos aqui do Blog e adorado, pois você traz um ponto de vista bastante interessante desse mundo "casamentício" por conta de sua experiência profissional.
Ainda não comecei os meus preparativos, mas já estou me informando sobre tudo (até para ir me preparando para essas loucuras). Então, parabéns pelo blog e boa sorte na busca de um bom decorador!
Um abraço!

Lanna Correa disse...

Oi Drika,
Se precisar de alguma ajuda me fala. Podemos montar seu projeto juntas, eu costumo usar o MSCad, que é mais leve, e sua experiência como arquiteta certamente vai acrescentar muito ao seu casamento! Pense nisso como um ponto positivo! Se quiser saber mais de como eu trabalho me passa um e-mail: lanna1@ig.com.br.
Bjks

Thatá disse...

Olá, Drika!
Vou fazer a minha decoração com o Manuel Fleury (www.mffestas.com.br), apesar de falaaaaaaaaar pelos cotovelos, ele me pareceu bastante competente e profissional. É engenheiro e trabalha em conjunto com uma arquiteta e recebe para reunião em seu escritório na Barra, onde mostra fotos de seus projetos.
O projeto de decoração é feito somente uns 3 meses antes do casamento. Ah, e ele tem móveis próprios, por isso acho que "barateia" o custo... enfim, de tudo o que eu já tinha visto achei um bom custo benefício.
Espero ter ajudado.
beijocas,
Thatá
thaisatayde@gmail.com

Natália disse...

cara, este eh um dos melhores posts de blog de noivas q eu jah li em todos os tempos. muuuuuuuuuito bom. a gente, q nao eh da area, fica com cara de tacho achando q eh assim msm. o fundo do coracao diz q nao eh pra ser, mas acaba sendo por falta de opcao. OBRIGADA :D

Drika disse...

Nossa Nat, obrigada pelo elogio...a intenção é ajudar mesmo...
Danielle, bem vinda...Tatá, Lanna e Thatá, adoro seus comentários.. bjs

Ju disse...

Como assim decoradores não aceitam fazer quando é para arquitetos??? que loucura... Definitivamente não dá para entender... beijos