sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Velas na Decoração

Bem... resolvi voltar ao meu ofício, e postar assuntos relacionados a decoração... afinal arquiteta é arquiteta...

Para começar resolvi falar de velas, afinal está muito na moda hoje em dia usá-las para dar um charme especial a decoração, e vamos combinar que não há nada mais romântico do que luz de velas... e tudo que é romântico combina e muito com casamento não é mesmo???

Então listei alguns tipos de velas, para ajudar na hora da escolha de nós noivinhas...

1 - VELAS EM BARRAS

São velas macicas, dispoíveis em vários formatos, e com tipos de acabamento variados (lisas, escovadas, com ou sem elementos internos - pedaços de frutas, canela, etc.).

Em geral utilizadas em tamanhos de médio a grande, podendo ser quadrada, retangular, priamidal, cilíndrica, etc.

Ela é muito utilizada para compor arranjos em decoração de mesas. Com um custo benefício excelente, pois a combinação das barras dispensa o uso de muitas flores, além de terem uma duração elevada... mas cuidados, ao planejar o arranjo e para não colocá-lo debaixo de um ventilador, imagina voar cera derretida para todo lado na toalha???

Também vem sendo muito requisitadas sua colocação no chão, compondo a base das mesas de doce, demarcando caminhos, etc. Nesse caso em geral são associadas a pétalas de roas, pedriscos, e até mesmo vegetação para compor um cenário.

2 - VELAS PARA CANDELABRO

Essas são as que hoje em dia possuem mais formatos e cores disponíveis. Bolinha, gotinha, quadrada, tradicional, etc.

Uma das formas mais fáceis de decorar os arranjos de mesa no ambiente é combinar o uso de dessas velas, variando o tamanho e a altura das velas com as flores.

Pode-se também utilizar candelabros associados com pequenas guirlandas de flores.

3 - LANTERNAS

São todos os tipos de velas que podem ser colcadas dentro de um recipiente, seja de vidro, lata, cerâmica, etc. , ou até mesmo dentro de outra vela, sendo que essa é oca e sem pavio, servindo apenas de envólocro.

Atualmente vem sendo amplamente empregadas para confeccionar uma espécie de "cortinas de velas" e dar a decoração um ar sofisticado e moderno.

As Lanternas podem ser usadas no interior ou exterior. E também podem ser usadas na mesa de recepção dos convidados, compondo o centro de mesa com o auxílio de um outro arranjho principal.
Pode ainda ser utilizada na igreja ou local da cerimônia decorando o altar, os porta-vasos. Não estão excluídos desse uso a sua combinação com flores, embora a tendência atual seja a sua utilização isolada. Aliás a maior tendência é a utilização de vidros coloridos com velas...

4 - VELAS EM CACHEPÔS

A diferença dessas para as velas do tipo lanterna, é que essas estão presas ao recipiente, ou seja, já são feitas dentro do envólocro escolhido, não podendo ser retiradas destes, sem serem destruídas.

Aliás, seu charme é exatamente esse, escolher recepientes cada vez mais originais, como casca de coco, bambú, vasos de plantas, latas metálicas, etc., para combinar com o estilo de decoração escolhido, quer mais sofisticado, quer mais rústico.

5 - VELAS FLUTUANTES

São velas que como o próprio nome diz, ficam móveis dentro de algum recipiente, de vidro (copos, taças, saladeiras) e decorar mesas, piscina, banheira, como sua criatividade mandar.

Em geral esse comparimento é preenchido com líquido (com ou sem corante) e/ou gel colorido, que ajudam a compor a cor do arranjo da mesa.

Esse tipo de vela, é uma escolha muito adequada para arranjos de mesas, pois minimiza o custo na aquisição de flores, que costumam ser mais caras. Assim, são uma ótima opção para a decoração, fica um charme iluminar ambientes com essas pequeninas. Mas como fazer a vela flutuar, sem virar e com o pavio para cima ??? O segredo está no formato da vela: tem que ser achatado para que ela flutue com leveza e segurança.

6 - VELA GEL

É um tipo de vela, que ao invés da tradicional parafina, que após seca fica opaca e dura, utiliza, um gel, que permite durante o processo de fabricação a colocação de vários objetos em seu interior. Após o processo de secagem, esses objetos ficam visíveis, dando um charme especial a vela.

Esse tipo de vela necessita de um recipiente transparente, para possibilitar a visuzlização dos objetos colocados dentro do gel, então o mais utilizado é o vidro, mas é possível uyilizar acrílico e até mesmo plástico, desde que esses sejam transparentes.

Bem queridas... usem qualquer uma destas charmosas opções para decorar seus ambientes de casamento, hall de recepção, igreja, e onde mais suas criatividades permitirem... Asim, com um esforço mínimo terão um efeito máximo de glamour. Depois será só colher os elogios......

bjs

PS: resolvi listar sites de empresas que alugam velas

http://www.candledesign.com.br/

http://www.ciadasvelas.com.br/

http://www.velasinfesta.com.br/

http://www.alugueldevelas.com.br/

http://www.aromaeluz.com.br/

http://www.flaviacavalcante.com.br/

2 comentários:

Natália Guerreiro disse...

ai, ai, taih um casamento q vai ser lindo! arquiteta eh covardia!

Drika disse...

Nat, espero que tenha razão.. afinal não dá para fazer a casa dos outros linda e a nossa meia boca...
Realmente 2 itens são fundamentais para mim: decoração e Buffet, o resto eu economizo... bjs